Informação para você ler, ouvir, assistir, dialogar e compartilhar!
Estadão Digital
Apenas R$99,90/ano
APENAS R$99,90/ANO APROVEITE

Merkel e Steinmeier debatem na TV na Alemanha

A chanceler conservadora alemã, Angela Merkel, e seu principal desafiante nas eleições gerais de 27 de setembro, o social-democrata Frank-Walter Steinmeier, estiveram frente a frente neste domingo em um debate livre de ataques pessoais. Pesquisas divulgadas por emissoras de televisão sugeriram que nenhum dos dois candidatos obteve uma vitória contundente no duelo de hoje, que foi apenas o quarto debate eleitoral televisionado da história da Alemanha. Segundo a RTL, Merkel venceu por 37% a 35%; a ARD cravou vitória de Steinmeier por 43% a 42%.

AE, Agencia Estado

13 de setembro de 2009 | 20h01

No debate, Merkel afirmou que o país necessita de um novo governo centro-direita pra conduzir a maior economia da Europa enquanto ela sai da recessão. Steinmeier, por sua vez, retratou-se como defensor do "equilíbrio social" e disse que a guinada para a direita representaria o aumento do vão entre ricos e pobres na Alemanha.

O frio deste domingo era amplamente visto como a última oportunidade do Partido Social Democrata (SPD, pelas iniciais em alemão) de impedir uma aparentemente inevitável vitória eleitoral da União Democrata Cristã (CDU, também pela sigla em alemão) de Merkel.

O social-democrata Steinmeier é vice-chanceler e ministro de Exterior da Alemanha no âmbito da grande coalizão de governo liderada pelos conservadores desde a última eleição, quando as duas agremiações rivais terminaram praticamente empatadas nas urnas, com ligeira vantagem em favor de Merkel. As mais recentes pesquisas de opinião mostram a CDU 13 pontos à frente do SPD. As informações são da Associated Press e da Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:
eleiçõesAlemanha

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.