Informação para você ler, ouvir, assistir, dialogar e compartilhar!
Estadão Digital
Apenas R$99,90/ano
APENAS R$99,90/ANO APROVEITE

Merkel e Steinmeier protagonizam debate na Alemanha

A chanceler conservadora alemã, Angela Merkel, e seu principal desafiante nas eleições gerais de 27 de setembro, o social-democrata Frank-Walter Steinmeier, ficarão frente a frente neste domingo em um debate amplamente visto como a última chance da centro-esquerda de impedir a aparentemente inevitável vitória eleitoral de Merkel.

AE, Agencia Estado

13 de setembro de 2009 | 15h23

Neste que será apenas o quarto debate eleitoral televisionado da história da Alemanha, os dois políticos duelarão durante 90 minutos a partir das 20h30 locais de hoje (15h30 em Brasília).

Eles serão questionados por quatro destacados jornalistas alemães sobre uma ampla gama de assuntos, desde a crise econômica à guerra no Afeganistão.

A expectativa é de que o debate seja visto por cerca de 20 milhões de alemães, ou cerca de um terço dos eleitores. Numa recente pesquisa, 56% dos entrevistados disseram acreditar que o debate influenciaria seu voto.

O social-democrata Steinmeier é vice-chanceler e ministro de Exterior da Alemanha no âmbito da grande coalizão de governo liderada pelos conservadores desde a última eleição, quando as duas agremiações rivais terminaram praticamente empatadas nas urnas, com ligeira vantagem a favor de Merkel.

As mais recentes pesquisas de opinião mostram a União Democrata Cristã (CDU, pelas iniciais em alemão), de Merkel, 13 pontos à frente do Partido Social Democrata (SPD, também pela sigla em alemão), de Steinmeier. As informações são da Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:
AlemanhaMerkel

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.