Merkel enfrenta teste nas urnas em Estado alemão

O Estado mais populoso e um dos mais ricos da Alemanha, a Renânia do Norte-Westfália, realiza eleições hoje para o Parlamento local e para o governo estadual. As pesquisas de intenção de voto indicam que a coalizão do Partido Social Democrata (SPD, na sigla em alemão) e seus aliados verdes emergirão vitoriosos no Estado que possui 18 milhões de habitantes e 13 milhões de eleitores.

RENAN CARREIRA, Agência Estado

13 Maio 2012 | 09h54

Tradicionalmente uma região de mineração do carvão e da indústria siderúrgica, que incluiu a maior parte do Vale do Ruhr, o Estado no oeste da Alemanha responde por 20% da economia alemã, segundo o The Wall Street Journal.

Por causa do peso político e econômico da Renânia do Norte-Westfália, suas eleições estaduais são consideradas uma tendência do que acontecerá nas eleições nacionais. É por isso que o SPD espera que o sufrágio deste domingo permita ao partido capitalizar o sentimento anti-Merkel (chanceler alemã, Angela Merkel), que levou a esquerda de volta ao poder na França e alterou o balanço político na Grécia na semana passada. As informações são da Dow Jones.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.