Mesmo sem votos de parentes, italiano vira prefeito por acidente

Fabio Borsatti tentava evitar que amigo fosse candidato único, mas acabou sendo eleito.

BBC Brasil, BBC

11 Maio 2012 | 07h18

O novo prefeito de uma pequena cidade montanhosa no norte da Itália ganhou a eleição praticamente por acidente.

Fabio Borsatti, de 50 anos de idade, disputou a prefeitura de Cimolais para fazer um favor de última hora a um amigo, Gino Bertolo, que era o único candidato. Bertolo estava preocupado com a possibilidade de falta de quórum na eleição caso não houvesse um candidato de oposição.

Mas, apesar de a própria família de Borsatti votar no rival, ele ganhou o pleito e, para sua surpresa, se tornou o prefeito de Cimolais.

Borsatti recebeu 160 votos - quase 58% do total -, em comparação com os 117 votos obtidos pelo seu amigo Bertolo.

Ele só percebeu que havia sido eleito quando as pessoas telefonaram para parabenizá-lo, enquanto ele assistia a uma partida de futebol.

Prefeito a contragosto

"Eu me vejo como um prefeito que não queria ser prefeito", disse Borsatti. "Queria que Gino (Bertolo) ganhasse. Até os meus parentes votaram nele. Minha filha, minha irmã, meu pai e minha mãe - todos votaram nele."

Borsatti afirmou que não tem planos de renunciar e que vai encarar o desafio de liderar a comunidade de 507 pessoas de Cimolais, na região de Friuli Venezia-Giulia.

Embora não tivesse dado muita atenção à construção de uma plataforma política antes da votação, agora Borsatti está trabalhando em seu gabinete e promete se concentrar em promover o turismo na área.

Seu amigo, que fora prefeito de Cimolais, disse que foi uma honra participar - e perder - a votação.

"Não estou chateado ... Algo aparentemente inusitado aconteceu, mas não é motivo para piadas", disse Gino Bertolo. BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

Mais conteúdo sobre:
alsoprefeitoitalia

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.