07 de abril de 2010 | 00h00
Qual é a novidade? Há um ano, em Praga, vimos Obama se comprometer com a meta de um mundo livre das armas nucleares. Esse documento do governo coloca tal visão no contexto da real distribuição militar atual.
Os EUA já fizeram garantias condicionais de segurança a Estados não nucleares antes, afirmando que não os atacariam com armas atômicas. Essa NPR estende compromissos incondicionais contra a todos os países não nucleares que honram suas obrigações.
Será que a nova NPR representa uma mudança drástica? A resposta imediata é "não". Apesar de o documento mencionar a redução do papel das armas nucleares na estratégia americana, o poder atômico de dissuasão continua a ser central e não se vê um grande compromisso com o desarmamento. Mas o documento é um passo na direção certa. Mantém as escolhas abertas e reconhece a necessidade de avanços adicionais.
É ANALISTA DO JORNAL BRITÂNICO "THE GUARDIAN"
Encontrou algum erro? Entre em contato