Youtube Mike Austin/via REUTERS
Youtube Mike Austin/via REUTERS

Meteorito cai perto de Detroit, nos EUA, e provoca tremor de 2 graus na escala Richter

De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos, incidente foi registrado na noite de terça-feira perto de New Haven, localidade de aproximadamente 4,6 mil habitantes; moradores da região compartilharam gravações do fenômeno nas redes sociais

O Estado de S.Paulo

17 Janeiro 2018 | 11h25

WASHINGTON - O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, sigla em inglês) confirmou a queda, na terça-feira, de um meteorito nos arredores de Detroit, no Estado americano de Michigan, que provocou um pequeno tremor de 2 graus na escala Richter.

+ Para lembrar: Veja vídeos de meteorito que atingiu a Rússia em 2013

O tremor aconteceu por volta das 20h09 (23h09 no horário de Brasília) de terça-feira. O USGS confirmou que a origem do tremor foi a queda do meteorito que foi "visto e ouvido" na área de Detroit.

A "localização aproximada" da queda foi oito quilômetros de New Haven, localidade de aproximadamente 4,6 mil habitantes nos arredores de Detroit e perto do lago St. Clair e da fronteira com Canadá.

Antes da confirmação da queda do meteorito, dezenas de cidadãos compartilharam nas redes sociais gravações do fenômeno que mostravam uma chama de luz seguida de uma aparente explosão.

Em razão destas gravações, o Serviço Meteorológico Nacional (NWS, sigla em inglês) disse que o "brilho e o estrondo" não correspondiam a um relâmpago, nem um trovão e já deixando claro que parecia se tratar de um meteoro. / EFE

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.