México prende líder do cartel 'La Família'

O porta-voz de segurança do México, Alejandro Poire, disse que policiais federais detiveram um dos chefes do tráfico de drogas mais procurados do país, José de Jesus Mendez Vargas, o suposto líder do cartel La Familia". Antes da confirmação da identidade de Vargas, o presidente Felipe Calderón havia escrito em sua página do Twitter que a polícia havia capturado um importante traficante, sem contudo identificá-lo.

AE, Agência Estado

21 de junho de 2011 | 21h06

Mas um funcionário do Estado de Aguascalientes, que pediu para não ser identificado, já havia declarado que Vargas, mais conhecido como "El Chango" ("O Macaco), fora capturado. Jornais mexicanos também já haviam divulgado a notícia. No post no Twitter, Calderón chamou a prisão de "um grande golpe" contra o crime organizado. O governo ofereceu uma recompensa de US$ 2,5 milhões por sua captura.

O cartel La Família, que funciona como uma espécie de culto, é sediado no Estado natal de Calderón, Michoacan. O grupo usa ideologia pseudocristã ao mesmo tempo em que decapita inimigos e vende cocaína e outras dorgas por tonelada. O ex-líder do cartel, Nazario Moreno Gonzalez, foi morto em dezembro durante dois dias de tiroteios entre sua gangue e a polícia federal. As informações são da Associated Press.

Tudo o que sabemos sobre:
prisãoMéxicolídercartel

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.