México prende traficante que chefia o cartel do Golfo

A Marinha do México apresentou nesta quinta-feira Jorge Eduardo Costilla Sanchez, conhecido como El Coss, chefe do tráfico de drogas no Golfo. Ele foi preso na noite de quarta-feira por fuzileiros navais no porto de Tampico. Um dos homens mais procurados do México, Costilla controla uma das mais valiosas e violentamente disputadas rotas de contrabando na fronteira com os Estados Unidos.

AE, Agência Estado

13 de setembro de 2012 | 11h05

"Jorge Eduardo Costilla chefiava o cartel do Golfo, considerada a segunda organização criminosa mais poderosa do país", afirmou o almirante Jose Luis Vergara, porta-voz da Marinha. A captura do El Coss pode abrir um vácuo de poder e intensificar a guerra de quadrilhas no nordeste do México. Ele nasceu na cidade de Matamoros, perto da fronteira com os EUA. Trabalhou muitos anos como policial antes de juntar-se ao cartel do Golfo, em 1990.

Costilla é acusado nos Estados Unidos de tráfico de drogas e de ameaçar autoridades norte-americanas. O país oferecia $ 5 milhões por informações sobre seu paradeiro. "El Coss sobrepujou divisões internas e dirigiu confrontos violentos em Tamaulipas e Nuevo Leon contra seus antigos aliados, os Zetas", disse o almirante. As informações são da Associated Press.

Tudo o que sabemos sobre:
Méxicoprisãotráfico

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.