México:cidades do norte estão sem água devido a poluição

Cerca de 40 mil metros cúbicos de águas residuais contaminadas foram derramados em rios próximos de uma mina no norte do México e agentes federais informaram neste domingo que estão restringindo o abastecimento de cidades e vilas no norte do país, incluindo partes da capital do Estado de Sonora, Hermosillo.

AE, Estadão Conteúdo

11 de agosto de 2014 | 01h49

A Comissão Nacional de Águas disse que havia identificado a presença de produtos tóxicos nos rios Bacanuchi e Sonora, possivelmente oriundos da mina de cobre de Buenavista, em Cananea, a cerca de 40 quilômetros da fronteira com os Estado Unidos.

A comissão informou ainda que as cidades que tiveram interrupção total no abastecimento de água são Arizpe, Banamichi, San Felipe de Jesus, Aconchi, Baviacora e Ures. Hermosillo, capital do estado, foi parcialmente afetada pela ruptura na distribuição.

O escritório da Defesa Civil estadual de Sonora postou um comunicado em sua página no Facebook desmentindo rumores de que a contaminação inclui cianeto, que segundo o órgão público não é utilizado na mineração de cobre. Fonte: Associated Press.

Tudo o que sabemos sobre:
MÉXICOPOLUIÇÃO

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.