Mia Farrow diz que diamantes dados a Naomi Campbell vieram de Taylor

Origem de pedras preciosas pode ter grande peso no julgamento do ex-presidente da Libéria

PUBLICIDADE

Atualização:

Depoimento foi acompanhado do lado de fora pela imprensa.

 

HAIA - A atriz americana Mia Farrow assegurou nesta segunda-feira, 9, no Tribunal Especial para Serra Leoa (TESL) em Haia, na Holanda, que os diamantes entregues à modelo britânica Naomi Campbell em 1997 vieram do ex-presidente liberiano Charles Taylor.

 

Veja também:linkEntenda o julgamento de Charles Taylor

 

PUBLICIDADE

Farrow declarou em seu testemunho perante os juízes que Naomi lhe disse que uns homens "enviados por Charles Taylor" tinham lhe entregado "um enorme diamante". A ex-agente de Naomi Campbell, Carol White, também prestará depoimento sobre o presente à modelo nesta segunda.

 

Na semana passada, Naomi afirmou que recebeu várias pedras preciosas sem polir, os conhecidos como "diamantes de sangue", mas que desconhecia com segurança se tinha sido Taylor a pessoa que os tinha presenteado.

 

Mia disse que conheceu Charles Taylor no dia do jantar e que Naomi comentou durante o café da manhã que tinha recebido as pedras preciosas de homens do ex-presidente liberiano e tinha pensado entregá-la à fundação beneficente infantil de Nelson Mandela.

 

Se Taylor, ex-presidente da Libéria, possuía ou não diamantes em estado bruto é de grande relevância para o Tribunal Especial para Serra Leoa (TESL), pois o suposto criminoso de guerra pôde ter utilizado o dinheiro do tráfico destes diamantes.

Publicidade

 

A defesa de Taylor protestou pelo fato de os fiscais terem mudado na última hora a ordem das testemunhas, já que estava previsto que Carol White declarasse antes da atriz americana.

 

Taylor é julgado desde janeiro de 2008 em Haia por 11 acusações de crimes de guerra e contra a humanidade por seu envolvimento no conflito civil que assolou Serra Leoa entre 1991 e 2002 e que causou 50 mil mortos.

 

(Atualizado às 08h15)

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.