Militantes de Gaza fazem disparos contra Israel

Militantes da Faixa de Gaza fizeram disparos na direção de Israel nesta terça-feira, horas depois da morte, na prisão, de um palestino que sofria de câncer. Testemunhas disseram à agência France Presse que militantes da Cidade de Gaza dispararam três morteiros na direção de Israel, mas o Exército disse que apenas um dos projéteis caiu em território israelense, sem deixar feridos.

Agência Estado

02 de abril de 2013 | 12h05

Um porta-voz militar disse à AFP que não estava claro se foi um foguete ou um morteiro. Nenhum grupo assumiu a responsabilidade pelo ataque.

A morte na manhã desta terça-feira de Maisara Abu Hamdiyeh, de 63 anos, irritou os palestinos e autoridades responsabilizaram Israel por supostamente ter recusado a ele a liberdade por razões humanitárias.

O porta-voz do Hamas, Sami Abu Zuhri, disse à AFP que a facção acompanha os acontecimentos com "grande preocupação" e que Israel vai "lamentar seus contínuos crimes".

Foi a terceira vez que foguetes foram disparados de Gaza desde os violentos confrontos entre Israel e o Hamas em novembro, que terminaram com uma trégua mediada pelo Egito que, desde então, tem sido quase completamente respeitada.

A última vez que um foguete havia atingido Israel foi em 21 de março, durante a visita do presidente norte-americano Barack Obama ao país, quando a queda de dois foguetes provocou alguns danos, mas ninguém ficou ferido. As informações são da Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:
IsraelpalestinosGazafoguetes

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.