Mineiros começam a ser resgatados

Libertados comemoram com multidão, presidente e famílias.

BBC Brasil, BBC

13 de outubro de 2010 | 09h51

O Chile deu início na noite de terça-feira a maior operação de resgate da história da mineração.

Ao ser resgatado, já na manhã desta quarta-feira, Alex Vega, tornou-se o décimo mineiro a reencontrar os familiares na superfície da mina San José, no norte do Chile.

Horas antes, o nono mineiro resgatado Mario Gomez caiu de joelhos e rezou em voz baixa após chegar à superfície.

"Estou de volta à vida", disse Gomez, de 63 anos, o mais velho dos 33 homens presos há dois meses em uma mina no norte do país.

Gomez, de 63 anos, sofre de hipertensão e silicose, doença respiratória comum entre mineiros, e foi retirado usando uma máscara de oxigênio.

Segundo o ministro da Saúde, Jaime Mañalich, todos os trabalhadores resgatados estão se recuperando bem. Eles estão sendo levados de helicóptero ao hospital de Copiapó, onde devem ser monitorados por 48 horas.

Florencio Avalos foi o primeiro a chegar à superfície à 0h10 local (mesmo horário de Brasília), após ser içado de 624 metros de profundidade numa cápsula. Em seguida, saíram Mario Sepulveda, Juan Illanes, o único estrangeiro do grupo, o boliviano Carlos Mamani, e o mais novo de todos, Jimmy Sanchez, de 19 anos, pai de um bebê de quatro meses.BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

Tudo o que sabemos sobre:
chilemineirosminaresgatesalvamento

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.