Ministro de Defesa do Japão planeja visitar os EUA

O ministro da Defesa japonês, Itsunori Onodera, planeja visitar os Estados Unidos para conversar com o secretário de Defesa norte-americano, Chuck Hagel, durante o feriado da Semana Dourada do Japão, que acontece entre o final de abril e o início de maio, disseram fontes do governo japonês à agência Kyodo News.

AE, Agência Estado

01 de abril de 2013 | 23h42

Onodera e Hagel devem discutir temas como as ações da China perto das Ilhas Senkaku, administradas pelo Japão, no Mar da China Oriental e o desenvolvimento do programa nuclear e de mísseis da Coreia do Norte, disseram as fontes. As Ilhas Senkaku também são reivindicadas pela China, onde elas são conhecidas como Diaoyu.

As duas autoridades também devem conversar sobre o plano acordado entre o governo japonês e o norte-americano de realocar a base aérea Futenma do corpo de fuzileiros navais dos EUA que fica em Okinawa. Eles também devem analisar a devolução ao controle japonês de terrenos utilizados por cinco instalações militares dos EUA e áreas ao sul da base área norte-americana de Kadena, também em Okinawa.

Onodera tomou posse no final de dezembro e ainda não se encontrou com Hagel. As informações são da Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:
JAPÃOEUADEFESA

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.