Ministro japonês faz inspeção em usina de Fukushima

O ministro do Meio Ambiente e responsável pela gestão nuclear no Japão, Goshi Hosono, visitou neste sábado a usina nuclear Fukushima Dai-ichi, atingida pelo tsunami no ano passado, para inspecionar a piscina de armazenamento de combustível que está no centro das preocupações de segurança. Ele afirmou que a instalação parecia corretamente reforçada.

AE, Agência Estado

26 Maio 2012 | 18h58

A visita de Hosono, aparentemente destinada a demonstrar a segurança da usina, ocorre em meio ao ressurgimento das preocupações sobre as condições do reator número 4 após a Tokyo Electric Power Co., empresa que opera a unidade, reportar um arqueamento da parede do edifício. Os órgãos reguladores do setor nucelar ordenaram uma nova investigação e testes sísmicos do prédio e de sua piscina de armazenamento de combustível.

O prédio foi danificado por uma explosão e um incêndio logo após a usina ter sido atingida pelo forte terremoto de magnitude 9,0 e um subsequente tsunami no dia 11 de março de 2011. A piscina, localizada no topo do prédio acima do reator, permanece como um dos maiores riscos devido a sua vulnerabilidade a terremotos. As informações são da Associated Press.

Mais conteúdo sobre:
Japão usina nuclear Fukushima inspeção

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.