Mísseis disparados de Gaza contra Tel-Aviv

Grupos radicais palestinos tentaram atingir nesta quinta-feira a maior cidade de Israel

BBC Brasil, BBC

15 de novembro de 2012 | 15h57

Grupos radicais palestinos tentaram atingir nesta quinta-feira a maior cidade de Israel, Tel Aviv, com mísseis disparados da Faixa de Gaza.

Um porta-voz das Forças Armadas israelense afirmou que dois mísseis foram lançados contra Tel Aviv, mas nenhum conseguiu atingir a cidade ou sua região metropolitana. Um deles, segundo o porta-voz, teria caído no mar.

Três israelenses morreram horas antes, atingidos por foguetes disparados de Gaza, enquanto 15 palestinos perderam a vida em dois dias de ataques israelenses a Gaza.

Ainda que centenas de morteiros e foguetes tenham atingido o sul de Israel nos últimos dias, se um míssil atingisse Tel Aviv - a capital comercial de Israel e a cidade mais densamente povoada do país - marcaria uma escalada significativa do conflito.

Segundo a correspondente da BBC Brasil em Israel, Guila Flint, o alarme antiaéreo soou nesta terça-feira à noite pela primeira vez em Tel Aviv desde 1991, na primeira Guerra do Golfo.

O braço armado do grupo radical palestino Jihad Islâmica disse ter disparado um foguete construído pelo Irã contra Tel Aviv.

"As Brigadas Al-Quds atingiram a cidade ocupada de Tel Rabea (Tel Aviv) com um foguete Fajr-5, causando uma grande explosão que sacudiu a cidade", disse o grupo em breve comunicado. BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.