Alastair Grant/AP
Alastair Grant/AP

Moeda celebra reinado de Elizabeth II

Peça de prata, com um valor de 20 libras, mostra cinco retratos da rainha que apareceram em moedas e bilhetes desde sua coroação

O Estado de S. Paulo

09 Setembro 2015 | 05h00

LONDRES - A casa da moeda do Reino Unido (Royal Mint) lançou na terça-feira, 1, uma edição especial de moedas que celebra o reinado de Elizabeth II.

A peça de prata, com um valor de 20 libras (cerca de R$ 112), mostra os cinco retratos de Elizabeth II que apareceram em moedas e bilhetes britânicos desde sua coroação.

"Este evento histórico não só é memorável para a nação, mas para a fábrica de moeda, que cunhou moedas de reis e rainhas britânicos nos últimos mil anos", disse Shane Bissett, diretor de Medalhas e Moedas Comemorativas da Royal Mint.

"Exceto algumas lembranças extra-oficiais em homenagem à rainha Victoria em 1897, nunca foram produzidas moedas para marcar que um monarca se transforma no mais longevo em seu país. Isso torna estas moedas ainda mais distintivas", disse Bissett.

O desenhista da nova peça de prata, Stephen Taylor, assinalou que seu objetivo era "transmitir como Elizabeth II foi amadurecendo através de suas efígies nas moedas".

"Combinar os cinco retratos foi um desafio, já que sua composição é bastante distinta. Varia a forma como estão delineados, seu tamanho, a coroa que leva a efígie e outros detalhes", afirmou Taylor. / EFE

Mais conteúdo sobre:
Elizabeth II Grã-Bretanha

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.