Monti contrata conselheiro de Obama para campanha

O ex-primeiro-ministro da Itália Mario Monti decidiu contratar David Axelrod, principal conselheiro da campanha do presidente dos EUA, Barack Obama, segundo o jornal La Stampa. Após ter renunciado ao cargo no fim do ano passado, Monti quer desempenhar um papel decisivo no próximo governo.

AE, Agência Estado

23 de janeiro de 2013 | 15h49

Axelrod ficou famoso por sua capacidade de "angariar votos de eleitores brancos a norte-americanos com ascendência africana" e por sua agressividade, de acordo com o jornal. Suas habilidades podem ser úteis a Monti, que após anos como professor agora se envolverá em campanhas.

A aparição de Monti em um programa italiano de televisão ontem mostrou que ele já começou a adotar algumas dicas do seu conselheiro norte-americano. O ex-premiê, que costuma adotar discursos técnicos sobre a União Europeia, dessa vez atacou Angelino Alfano, candidato a primeiro-ministro pelo partido Povo da Liberdade (PDL, na sigla em italiano), liderado por Silvio Berlusconi. Monti fez uso de sarcasmos e agressividade atípicos.

Ao mesmo tempo, ele aliviou as críticas ao líder do Partido Democrático, Pier Luigi Bersani, lamentando o passado de Bersani no Partido Comunista mas reconhecendo que ele foi um ministro competente no passado. As informações são da Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:
ItáliaMontipolíticacampanha

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.