Arleney Rodriguez de Sanchez/ Facebook
Arleney Rodriguez de Sanchez/ Facebook

Moradores de Calgary, no Canadá, publicam vídeos para retratar frio que atinge a cidade

Arleney Rodriguez de Sanchez registrou macarrão instantâneo congelado em frio de -44ºC; Kyle Brittain jogou frisbee com a camisa congelada; governo canadense decretou estado de emergência no sábado

Renata Okumura, O Estado de S.Paulo

18 de janeiro de 2020 | 10h09
Atualizado 19 de janeiro de 2020 | 09h24

Com temperaturas abaixo de -40ºC, o inverno rigoroso castigou a região de Calgary, na província de Alberta, no Canadá, na última semana. Mas, para manter o humor, moradores publicaram nas redes sociais vídeos cômicos para mostrar o que o frio é capaz de fazer.

Arleney Rodriguez de Sanchez publicou um vídeo na última quarta-feira, 15, com um prato de macarrão instantâneo que congelou e deixou até o garfo grudado à massa, parecendo uma 'arte ou escultura' - como disseram internautas em sua publicação.

"Quem quer sopa? Mas se apresse porque está ficando frio: -44 Celsius", disse Arleney no post.

Kyle Brittain fez um vídeo mostrando suas roupas congeladas. Ele inclusive jogou frisbee com a camisa congelada.

Estado de emergência

O governo canadense decretou estado de emergência no sábado, 18, diante da situação enfrentada pela população. Risco de acidentes nas estradas e falta de energia foram algumas das consequências provocadas pelas fortes nevascas.

As autoridades pediram ainda aos moradores que permaneçam em contato com vizinhos idosos, como medida preventiva.

Empresa de energia disse que 75% das interrupções em razão das tempestades já foram resolvidas.  "A restauração permanece desafiadora com neve soprada, estradas intransitáveis e trovoadas altas de neve."

Nas redes sociais, o primeiro-ministro da província canadense de Terra Nova, Dwight Ball, pediu assistência ao governo federal para as províncias atingidas pelo inverno severo. O pedido foi aceito.

Cruz Vermelha alerta que os pais devem ficar atentos às crianças que brincam na neve. "Elas não devem fazer telhados ou formar um túnel que possa desmoronar sobre elas".

Diante das extremas temperaturas negativas, a população tenta se proteger de todas a forma do frio. Até mesmo os cães usam sapatinhos para não congelar as patinhas, conforme mostra o twitter da Cidade de Calgary.

Muitos sites de viagens dão dicas para turistas que viajam para a cidade nesta época do ano. O aeroporto internacional de Calgary  é um dos quatro mais movimentados do país, com um fluxo anual de 12,5 milhões de passageiros por ano.

O frio permanecerá nos próximos dias, com temperaturas 'subindo' e chegando a -4ºC neste domingo, 19. 

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.