AP Photo/Jean-Francois Badias, Pool, File
AP Photo/Jean-Francois Badias, Pool, File

Morre David Sassoli, presidente do Parlamento Europeu

Sassoli, um socialista italiano e ex-jornalista de Florença, havia sido hospitalizado no mês passado devido a uma "séria complicação" relacionada ao seu sistema imunológico

Redação, O Estado de S.Paulo

11 de janeiro de 2022 | 04h37

O presidente do Parlamento Europeu, David Sassoli, de 65 anos, morreu nesta terça-feira, 11, em um hospital na Itália, onde estava internado desde 26 de dezembro.O anúncio foi feito pelo seu porta-voz, Roberto Cuillo.

Sassoli, um socialista italiano e ex-jornalista de Florença, havia sido hospitalizado no mês passado devido a uma "séria complicação" relacionada ao seu sistema imunológico, informou seu escritório na segunda-feira. Ele era presidente do parlamento de 705 assentos desde 2019.

Em seu discurso de posse, Sassoli pediu aos europeus que combatam o "vírus" do nacionalismo extremo e pediu uma reforma das regras da UE sobre migração e asilo político. Seu mandato no papel predominantemente cerimonial deveria terminar este mês.

Devido a uma doença, ele não pôde presidir o parlamento sediado em Estrasburgo nas últimas semanas e perdeu o evento anual sobre o estado da união da Comissão Europeia em setembro. / Com informações da Reuters.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.