Morre ex-presidente dominicano Salvador Jorge Blanco

O ex-presidente da República Dominicana Salvador Jorge Blanco morreu nas primeiras horas de hoje, aos 84 anos, após 37 dias em coma por causa de um hematoma cerebral, informou seu filho, Orlando. O presidente morreu em sua casa, em Santo Domingo.

AE, Agência Estado

26 de dezembro de 2010 | 12h48

O opositor Partido Revolucionário Dominicano (PRD) informou que o funeral começou hoje e o enterro será na terça-feira. Blanco governou entre 1982 e 1986. Membro do social-democrata PRD, ele era o único ex-chefe de Estado dominicano já processado por suposta corrupção. Chegou a ser condenado a 20 anos de prisão em 1991, mas ficou apenas alguns meses na cadeia e saiu. Acabou liberado das acusações por um tribunal de apelações, em 2001.

Durante sua administração, Blanco também enfrentou e reprimiu com a força pública em abril de 1984 a maior revolta popular do país nas últimas quatro décadas, que deixou mais de 300 mortos, segundo os manifestantes. Os grupos populares protestavam contra um programa econômico do governo fechado com o Fundo Monetário Internacional (FMI), que incluía desvalorização da moeda, congelamento de salários e proibições de algumas importações, o que aumentou a inflação. As informações são da Associated Press.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.