Morre o ex-secretário de Estado dos EUA

O ex-secretário de Estado americano Alexander Haig morreu hoje aos 85 anos no Hospital Johns Hopkins, em Baltimore, por complicações relacionadas a uma infecção. "Ele faleceu por volta de 1h30 da manhã", pelo horário local, disse Gary Stephenson, porta-voz de Haig, à AFP. Ele não divulgou a causa da morte.

AE-AP, Agencia Estado

20 Fevereiro 2010 | 15h32

O general de quatro estrelas foi chanceler dos Estados Unidos durante o governo de Ronald Reagan e chefe de gabinete da Casa Branca sob Richard Nixon e Gerald Ford. Haig disputou em 1988 a candidatura republicana à presidência, vencida por George H. Bush. Também foi comandante aliado da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) na Europa.

Em 1981, quando o então presidente Ronald Reagan foi vítima de um atentado, Haig foi até as câmeras de televisão e declarou: "No momento eu estou no controle aqui na Casa Branca, à espera do retorno do vice-presidente". Posteriormente, Haig disse que sua fala foi uma tentativa de tranquilizar os americanos e assegurar que a Casa Branca continuava funcionando normalmente.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.