Morre o general que derrotou tropas francesas e americanas do Vietnã

Vo Nguyen Giap tinha 102 anos e era considerado herói no país asiático

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Vo instrui guerrilheiros vietnamitas em 1944. Foto: AP

PUBLICIDADE

(Atualizada às 17h35) HANÓI - Morreu nesta sexta-feira, 4, aos 102 anos, o lendário general vietnamita Vo Nguyen Giap, responsável por expulsar os franceses e os americanos do Vietnã, entre 1955 e 1975. Ele estava internado em um hospital de Hanói desde 2009.

Idealizador da tática da guerra de guerrilhas para enfrentar adversários militarmente superiores, Vo era o último dos heróis da guerra que unificaram o país após a retirada americana.

A vitória mais famosa do líder militar foi a batalha de Dien Bien Phu, que derrotou os franceses e levou ao colapso do colonialismo na Indochina.

Mesmo com idade avançada, o general se manteve ativo na política. Giap recebia visitas de autoridades internacionais, como seu amigo Fidel Castro, que posavam para fotos com o militar, em sua casa na capital Hanói.

Giap nasceu em 25 de agosto de 1911, na província central de Quang Binh. Entrou na vida política nos anos 1920 e trabalhava como jornalista antes de se filiar ao Partido Comunista Indochinês. Nos anos 1930, se formou em Direito pela Universidade de Hanói e foi preso por liderar protestos contra a colonização francesa.

Giap conheceu Ho Chi Minh - ex-presidente vietnamita e seu mentor - nos anos 1940 durante o exílio no sudeste da China. Os dois, então, foram para a zona rural do norte do Vietnã, onde recrutavam guerrilheiros para a insurgência vietcongue. Uma de suas estratégias mais conhecidas foi a criação da trilha de Ho Chi Minh, que atravessava clandestinamente as selvas de Laos e Camboja para municiar os rebeldes no sul do Vietnã.

Publicidade

Durante os anos de guerra, Giap serviu como ministro da Defesa, comandante das Forças Armadas e membro da diretoria do Partido Comunista do Vietnã. Seu poder foi lentamente decaindo com a morte de Ho Chi Minh, em 1969. Seu último cargo foi de vice-primeiro-ministro em 1991.

Mesmo aposentado, Giap continuava sendo uma figura popular na sociedade vietnamita. Com o uniforme militar e estrelas dourados cravadas nos ombros, ele participava de eventos nacionais e dava conselhos políticos./ AP

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.