Royal Thai Navy via AP,
Royal Thai Navy via AP,

Morre pai de médico australiano que atuou no resgate de crianças na Tailândia

Richard Harris foi um dos responsáveis por dar aval para o início da operação de resgate; ele foi o primeiro médico a avaliar as condições físicas dos meninos e determinar a ordem de retirada do grupo

O Estado de S.Paulo

11 Julho 2018 | 04h50

SAI MAE, TAILÂNDIA - O pai do principal médico envolvido no resgate dos doze meninos presos em uma caverna no norte da Tailândia morreu nesta terça-feira, 10, pouco depois da equipe de mergulhares salvar o último grupo de crianças. O australiano Richard Harris foi um dos especialistas estrangeiros convocados para atuar nos trabalhos e foi um dos responsáveis por dar o aval para início dos trabalhos, iniciados no domingo, 8.

+ Meninos retirados de caverna ficarão internados por uma semana

Segundo Andrew Peace, chefe de Harris em um hospital na Austrália, o pai do médico faleceu pouco depois das equipes de resgate concluírem os trabalhos na caverna.  

"Claramente esse é um período de luto para toda a família Harris, intensificado por toda a demanda física e emocional de ter sido parte de uma operação de resgate altamente complexa e extremamente bem sucedida", disse Peace. Em respeito à privacidade da família, não foram divulgadas as causas da morte do pai do médico.

+ Drama de meninos presos em caverna tailandesa pode virar filme

Considerado uma peça-chave para o início da operação de resgate, o médico e anestesista Richard Harris tem mais de 30 anos de experiência em mergulho e foi um dos especialistas convocados para auxiliar na missão de resgate. Ele estava de férias quando aceitou o convite. Foi Harris quem primeiro avaliou as condições físicas dos meninos presos na caverna para determinar se eles estavam aptos para a travessia subaquática e também determinou a ordem que os garotos deveriam ser retirados. O aval do médico foi um dos fatores que levou ao início das operações de resgate no último fim de semana e que retirou, após três dias de trabalho, as doze crianças e seu técnico de futebol.

+ Meninos resgatados de caverna na Tailândia não poderão ir à final da Copa do Mundo

Harris não foi localizado para comentar a morte do pai. Segundo amigos do médico, ele retornará à Adelaide, na Austrália, nos próximos dias. //ASSOCIATED PRESS

Mais conteúdo sobre:
Tailândia [Ásia] Richard Harris caverna

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.