Diane Bonadreff/AP
Diane Bonadreff/AP

Morre Robert Trump, irmão mais novo do presidente americano

Causa da morte do empresário de 71 anos ainda não foi divulgada; presidente lamentou a perda do irmão em comunicado oficial

Redação, O Estado de S.Paulo

16 de agosto de 2020 | 00h07

O empresário Robert Trump, irmão mais novo do presidente americano Donald Trump, morreu na noite deste sábado, 15, após ser hospitalizado em Nova York. Ele tinha 71 anos. 

Donald Trump visitou o irmão no hospital nesta sexta-feira, 14, pouco depois de oficiais da Casa Branca anunciarem que ele estava doente. A causa da morte ainda não foi divulgada. 

"É com pesar que compartilho que meu maravilhoso irmão, Robert, morreu em paz hoje à noite", disse Trump em um comunicado. "Ele não era apenas meu irmão, era meu melhor amigo. Vamos sentir sua falta, mas nos encontraremos novamente. Sua memória vai viver no meu coração para sempre. Robert, eu te amo. Descanse em paz."

O mais novo dos irmãos Trump era próximo do presidente e, em junho, entrou com um processo a favor da família em uma tentativa fracassada de impedir a publicação do livro revelador da sobrinha de Trump, Mary.

Também em junho, Robert passou dias internado em uma UTI nos Estados Unidos. 

Empresários de longa data, Robert e Donald tinham personalidades bastante diferentes. Donald Trump já descreveu o irmão como "muito mais quieto e calmo que eu" e "o único homem na minha vida que chamo de 'querido'".

Robert Trump começou a carreira em Wall Street trabalhando com finanças corporativas, mas depois se juntou ao negócio da família, gerenciando propriedades como executivo nas Organizações Trump. "Quando ele trabalhava nas Organizações Trump, era conhecido como o Trump legal", disse Gwenda Blair, biógrafa da família. "Robert era quem intervinha quando havia algum problema". 

Robert Stewart Trump nasceu em 1948, um dos cinco filhos do incorporador de imóveis Fred Trump. O presidente admitiu que importunava o irmão quando eram jovens, apesar de elogiar sua lealdade e compartamento descontraído. 

"Acho que é difícil me ter como irmão, mas ele nunca reclamou e somos muito próximos", escreveu Trump em "A Arte da Negociação", livro publicado em 1987.

Em março de 2020, Robert casou com sua namorada de longa data, Ann Marie Pallan. Ele não tinha filhos./AP

Tudo o que sabemos sobre:
Donald TrumpRobert Trump

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.