
23 de novembro de 2010 | 10h55
GENEBRA - O número de mortes causadas pela epidemia de cólera no Haiti chegou a 1.344, informou nesta terça-feira, 23, a Organização das Nações Unidas (ONU).
Veja também:
Olhar sobre o mundo: O drama da cólera no Haiti
O Escritório para a Coordenação de Assuntos Humanitários da entidade disse que 23.377 pessoas tiveram de ser hospitalizadas por conta da doença, segundo o balanço do governo haitiano.
Segundo Elisabeth Byrs, porta-voz da entidade, os números cobrem o período que vai desde o início da epidemia até o último dia 19 de novembro. Segundo ela, a principal enviada da ONU par assuntos humanitários, Valerie Amos, visitará o Haiti neste terça e na quarta-feira.
OMS
Claire-Lise Chaignant, responsável do departamento de cólera da Organização Mundial da Saúde (OMS), alertou para o fato de que os agentes de ajuda internacional não podem deixar a epidemia ganhar força. "Só em Porto Príncipe há acampamentos com milhões de desabrigados e existe um risco muito grande de a doença se espalhar", disse.
Elizabeth aproveitou para pedir mais rapidez no envio de ajuda ao país. "Devem ser enviados não só dinheiro, mas também as doações de suprimentos, como equipamentos sanitários e medicamentos. As vítimas não esperam. Os doadores devem agir e forma urgente", finalizou.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.