Mortos por terremoto e tsunami no Japão já passam de 11 mil

Desaparecidos chegam a 17.258; 200 mil pessoas estão refugiadas em 1.900 abrigos disponibilizados

PUBLICIDADE

Por Efe
Atualização:

TÓQUIO - O número de mortos pelo terremoto e o posterior tsunami do dia 11 no Japão foi atualizado nesta terça-feira, 29, para 11.063, enquanto outras 17.258 pessoas estão desaparecidas, segundo o último boletim da polícia japonesa.

 

PUBLICIDADE

Além disso, há mais de 200 mil pessoas refugiadas em 1.900 abrigos disponibilizados após o desastre, o pior sofrido pelo Japão desde a Segunda Guerra Mundial.

 

Há pelo menos 18 mil casas destruídas e mais de 130 mil edifícios danificados, sobretudo nas áreas litorâneas do nordeste japonês, onde se espera encontrar mais vítimas à medida que avançarem os trabalhos de remoção de escombros.

 

Segundo os números oficiais, em Miyagi houve 6.744 mortos, além de 3.264 em Iwate e 997 em Fukushima, enquanto os desaparecidos são contados aos milhares nessas três províncias, as mais devastadas.

 

O número de vítimas em Fukushima ainda deve aumentar, já que as tarefas de busca vêm enfrentando muitas dificultadas pelo acidente nuclear na usina Fukushima Daiichi, ao redor da qual, devido à radioatividade, há um perímetro de evacuação de 20 quilômetros.

 

Apesar de tudo isso, a situação dos desabrigados nas regiões mais afetadas pela catástrofe está melhorando pouco a pouco com a chegada de provisões e equipes de voluntários e médicos.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.