Mortos por tornado devastador no Missouri ultrapassa 100

Em estado de emergência, Guarda Nacional foi mobilizada para ajudar no resgate dos feridos

Efe,

23 de maio de 2011 | 02h11

Atualizado às 20h03

 

Tornado em Joplin matou 116 pessoas e levou autoridades a decretar estado de emergência

 

WASHINGTON - Pelo menos 116 pessoas morreram desde que um tornado devastador atingiu a cidade americana de Joplin, no Missouri, no domingo, 22. O número de feridos é estimado em cerca de 400, segundo autoridades da cidade citadas pelo jornal New York Times. O tornado destroçou casas e um hospital.

 

Veja também:

linkTemporada de tornados é a pior em 60 anos nos EUA

mais imagens Galeria de fotos: Desastres naturais

 

As autoridades locais reconheceram no final do dia que não dispunham de um balanço exato dos danos causados pela tempestade em Joplin, embora tenham assegurado que a devastação é similar à sofrida pela localidade de Tuscaloosa, no Alabama, no mês passado, quando morreram 30 pessoas.

 

O governador do Missouri, Jay Nixon, decretou estado de emergência e ordenou a mobilização da Guarda Nacional e equipes médicas para ajudar no resgate de vítimas. Joplin tem cerca de 50 mil habitantes. O jornal local da cidade, Joplin Globe, narra em seu site o aspecto desolador que o tornado deixou, com as ruas praticamente intransitáveis por causa da queda de árvores e de postes da luz.

 

Os veículos de emergência trabalham por toda a cidade para ajudar as pessoas presas e recolhem os cidadãos feridos para levá-los para os hospitais mais próximos. Muitos dos prédios públicos da cidade ficaram gravemente danificados, especialmente dois colégios de ensino fundamental e médio, assim como o hospital regional St. John, que ficou praticamente destruído.

 

As autoridades locais estimam que entre 20% e 30% da cidade foi afetada pelo tornado. Testemunhas asseguraram à imprensa que o hospital foi golpeado diretamente, não parcialmente, pelo tornado, e várias de suas alas sofreram incêndios.

 

'Irreconhecível'

 

Um caçador de torrnados, Steve Polley, disse à CNN que a situação de Joplin era irreconhecível, e que tinha acontecido uma "completa devastação". O tornado que se abateu sobre a cidade faz parte de uma cadeia de tempestades que atravessou no domingo alguns estados do meio oeste dos Estados Unidos, como Wisconsin, Minnesota e Missouri.

 

Em Minneapolis, os tornados provocaram o fechamento de estradas e rodovias devido à queda de árvores e fios elétricos, além de ter provocado escapamentos de gás e destruições de casas.

 

As autoridades advertiram que os tornados continuarão nas regiões próximas do meio oeste do país, e recomendaram à população buscar abrigo.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.