Reprodução/Lufe Gomes
Reprodução/Lufe Gomes

Mostra fotográfica explora relação do WTC com espaço urbano

Galerias em NY e SP exibem imagens inéditas das Torres Gêmeas, feitas entre 1980 e 2009

Christina Stephano de Queiroz, especial para o estadão.com.br,

11 Setembro 2011 | 17h24

SÃO PAULO - Explorar a relação das Torres Gêmeas com o espaço urbano foi o objetivo do jornalista Fernando Costa Neto ao organizar exposições fotográficas simultâneas em Nova York e São Paulo. "Queria uma exposição que não mostrasse somente a relação das torres com a tragédia, mas também com a paisagem da cidade em geral", disse Costa Neto ao estadão.com.br.

 

Veja também:
documento ESPECIAL: 
Dez anos do 11 de Setembro

lista AGENDA: Debates, exposições e programas na TV
som ESTADÃO ESPN: Série especial
especial ESPECIAL: Do 11/09 à morte de Bin Laden: onde você estava?

 

Para montar a mostra "PIILOTOS", composta por 22 imagens, Neto avaliou 60 fotos de cerca de 300 profissionais. “No critério de seleção, priorizei a estética. Quando percebi que tinha 22 ângulos e situações absolutamente diferentes e uma visão nada linear das torres, fechei o pacote", afirma.

 

Ele explica que não privilegiou fotógrafos famosos, sendo que alguns dos escolhidos sequer trabalham com fotografia atualmente.

 

 

Inicialmente, a idéia era reunir fotos realizadas entre abril de 1973, quando a primeira das torres gêmeas foi inaugurada, e 10 de setembro de 2001, véspera dos ataques que as destruíram.

 

Porém, conforme Neto, os poucos fotógrafos que tinham imagens das torres nos anos 1970, como German Lorca e Victor Andrade, não quiseram apresentá-las, forçando-o a dar preferência a outras fotos, feitas entre os anos 1980 e 1990.

 

 

Para o curador, uma das imagens mais importantes é a feita por Lufe Gomes em 2009, a mais recente da exposição e que mostra uma nuvem solitária no lugar onde antes estavam as Torres Gêmeas.

 

Serviço: PIILOTOS

 

Em São Paulo (até 17 de setembro)

Espaço Soma - Rua Fidalga, 98, Vila Madalena

 

Em Nova York (até 17 de setembro)

1500 Gallery - 511 West 25th Street, 607

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.