Mubarak está saudável e vive com conforto, diz fonte

O ex-presidente egípcio Hosni Mubarak já foi de maca ao tribunal que deve sentenciá-lo no sábado, mas ele na verdade está bem de saúde e vive com conforto em um hospital onde pode receber parentes, caminhar no jardim e fazer exercícios, segundo relatos da imprensa local confirmados pela Reuters.

REUTERS

01 de junho de 2012 | 18h02

A informação foi inicialmente vinculada pelo jornal egípcio Al Watan, e posteriormente corroborada junto a um funcionário do Centro Médico Internacional do Cairo, que falou à Reuters sob a condição de anonimato.

De acordo com essa fonte, Mubarak ocupa uma ampla suíte com quartos anexos para visitantes, piscina e moderna academia de ginástica, disse o Al Watan na edição de terça-feira. O jornal disse que o ex-presidente, deposto por uma rebelião popular em 2011, tem recebido visitas de líderes de países árabes do golfo Pérsico.

Outros jornais egípcios já vinham informando nos últimos meses que Mubarak, que oficialmente está preso, na verdade tem a saúde bem melhor do que aparenta quando vai ao tribunal de maca.

"Mubarak está com excelente saúde. O ex-presidente deve continuar conosco mesmo depois que o veredicto sair", disse a fonte hospitalar à Reuters. "Esse é o melhor lugar para ele. Há um avião e uma pista de pouso no hospital para permitir movimentos seguros."

Mubarak está sendo julgado por envolvimento na morte de manifestantes, e pode ser condenado a penas que variam de três anos de prisão à execução, segundo avaliação da entidade nova-iorquina Human Rights Watch.

(Por Marwa Awad)

Mais conteúdo sobre:
EGITOMUBARAKSAUDE*

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.