Mugabe prevê vitória eleitoral esmagadora no Zimbábue

O presidente do Zimbábue, Robert Mugabe, disse neste sábado, ao celebrar seu aniversário de 89 anos, que vai obter uma vitória esmagadora nas eleições deste ano e continuará no poder por mais cinco anos. Mugabe cortou um bolo de aniversário de quase 90 kg em uma arena esportiva na cidade de Bindura, cerca de 90 quilômetros a nordeste da capital, Harare. Grupos de jovens do seu partido ZANU-PF disseram que vieram para a festa para celebrar "sua caminhada por uma vida de luta contra o colonialismo e o imperialismo ocidental". Como presente, o presidente do Banco Central do país ofereceu 89 vacas para Mugabe.

Agência Estado

02 de março de 2013 | 16h41

O país vota no dia 16 de março em um referendo sobre a nova Constituição. Depois disso, devem ser realizadas eleições parlamentares e presidenciais, provavelmente em julho. Em um discurso na TV estatal na noite de sexta-feira, Mugabe disse que sua coalizão de governo se tornou disfuncional e "nunca pretendeu durar para sempre". Mesmo assim, garantiu que seu partido terá uma vitória esmagadora nas próximas eleições.

Mugabe está no poder desde 1980, inicialmente como primeiro-ministro e depois como presidente. As forças de segurança e seus aliados são acusados de desrespeitar diretos humanos e fraudar as eleições na última década. Ativistas dizem que este ano a repressão piorou, em função da nova votação. As informações são da Associated Press.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.