BBC
BBC

Mujica, o presidente 'mais pobre do mundo', abre sua casa para a BBC

Líder uruguaio mostrou estilo de vida modesto que lhe rendeu fama internacional

BBC Brasil, BBC

15 de novembro de 2012 | 14h12

MONTEVIDÉU - O presidente do Uruguai, José Mujica, já foi chamado por veículos internacionais de imprensa de "o presidente mais pobre do mundo". Apesar de ser chefe de Estado, ele abre mão de todos os luxos atrelados ao cargo e vive em uma chácara simples, nos arredores de Montevidéu, que é vigiada por apenas dois seguranças oficiais.

Quase todo seu salário de presidente (equivalente a R$ 24 mil) é doado a instituições de caridade. O presidente gosta de cultivar hábitos simples, fazendo pequenos consertos pela casa, dirigindo seu fusca ano 1987 e brincando com sua cadela, que tem um problema em uma das patas.

A oposição uruguaia, porém, diz que a recente prosperidade econômica do país não resultou em melhores serviços públicos, e pela primeira vez desde sua eleição, em 2009, Mujica viu sua popularidade cair abaixo de 50%.

Ao mesmo tempo, seu país ganhou atenção internacional por ter descriminalizado o aborto e por discutir atualmente a legalização da maconha. Mujica recebeu em sua casa uma equipe da BBC para mostrar que seu estilo de vida tem também um fundo ideológico. Ele acredita que uma vida com poucas posses é uma resposta ao consumismo exacerbado dos dias atuais.

BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC

Tudo o que sabemos sobre:
UruguaiJosé Mujica

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.