Na terceira caminhada, astronautas farão o reparo na ISS

Engenheiros terão que recuperar o sistema de refrigeração da Estação Espacial Internacional

Efe

16 de agosto de 2010 | 04h01

WASHINGTON - Os astronautas americanos Doug Wheelock e Tracy Caldwell Dyson realizarão nesta segunda-feira, 16, a terceira caminhada espacial programada para reparar o sistema de refrigeração da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), estragado há duas semanas.

Após vários dias de análise e depuração dos procedimentos, o controle de operações da missão da ISS se reuniu no domingo e deu a aprovação definitiva para uma terceira caminhada espacial.

A caminhada está programada para às 6h55 horas (7h55 de Brasília), embora a Nasa retransmitirá as operações prévias ao vivo através de seu site desde uma hora antes. Espera-se que a operação tenha uma duração de seis horas e meia.

A missão principal dos engenheiros de voo da Expedição 24 da ISS consistirá em instalar uma bomba de amoníaco de reposição na parte direita da armação da estação.

Os astronautas terão também que reiniciar e ativar a metade do sistema de refrigeração da estação que ficou sem operabilidade há duas semanas devido a uma falha da bomba.

Tudo o que sabemos sobre:
ISS, astronautas, caminhada, espacial

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.