Nas Filipinas, vulcão Mayon pode explodir a qualquer momento

Atividade vulcânica aumentou nesta segunda-feira; alguns moradores insistem em permanecer em áreas de risco

Associated Press,

21 de dezembro de 2009 | 11h43

O vulcão Mayon nas Filipinas aumentou sua atividade nesta segunda-feira com fontes de lava e fortes sons subterrâneos. As autoridades Filipinas advertiram que o gigante de 2,4 mil metros de altura poderia ter uma forte erupção a qualquer momento. Dezenas de milhares de moradores já deixaram suas casas nas proximidades da montanha por precaução, mas as autoridades estão encontrando problemas em mantê-los longe das residências e fazendas, afirmou Joey Salceda, governador da província de Albay, a 340 km ao sudeste de Manila.

 

Famílias sendo removidas das casas próximas ao vulcão. Foto: Romeo Ranoco/Reuters

 

"Há pessoas que foram retiradas três vezes e em algumas ocasiões dissemos: 'você outra vez?' Brincamos de gato e rato com eles", falou Salceda.

VEJA TAMBÉM:
blog Blog:'Olhar sobre o mundo' traz ensaio sobre o vulcão

 

Depois de uma semana jogando cinzas e borbotões de lava que deslizavam pelas intrincadas ladeiras, o vulcão, que domina o Golfo Albay e a cidade de Legazpi, na região central das Filipinas, entrou em processo acelerado de erupção na última segunda, com cerca de 2 mil abalos vulcânicos e outros tremores desde domingo, informaram vulcanólogos estatais.

 

As emissões de dióxido de enxofre - indicativo de que o magma está aumentando dentro do vulcão - chega até as 6 mil toneladas diárias desde as 500 que se consideravam como normais anteriormente. Apontou o Instituto de Vulcanologia e Sismologia das Filipinas. Mesmo assim, se reportou o "som de explosões e de ruídos surdos na costa oeste do vulcão, acompanhada por intenso brilho da cratera durante as noites.

 

Montanha brilha em erupção durante a noite de domingo. Foto: Bullit Marquez/AP

Tudo o que sabemos sobre:
FilipinasvulcãoMayon

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.