Nasa adia pela 2ª vez lançamento de sonda para a Lua

O envio de sondas lunares pela Agência Espacial Americana (Nasa) foi adiado novamente, desta vez para sábado, em razão de problemas nos foguetes.

AE, Agência Estado

09 Setembro 2011 | 10h59

Funcionários da Nasa disseram nesta sexta-feira que precisam de tempo para analisar os dados do principal propulsor do foguete não tripulado Delta II.

Quando o combustível do foguete foi retirado após o fracasso da tentativa de lançamento na quinta-feira, um aquecedor do motor indicou que a temperatura havia excedido o limite, disse o porta-voz George Diller.

Fortes ventos interromperam a contagem na quinta-feira e o lançamento foi transferido para hoje. Mas na noite de quinta-feira a Nasa transferiu o início da missão para sábado.

O horário do lançamento foi marcado para às 9h29 (de Brasília). Segundo os meteorologista, há 60% de chance de haver condições climáticas favoráveis do lançamento.

Serão lançados dois satélites quase idênticos com os nomes de Grail-A e Grail-B. Grail é a sigla em inglês para Recuperação de Gravidade e Laboratório Interior (Gravity Recovery and Interior Laboratory).

Nenhuma das 109 missões lunares anteriores foi dedicada ao estudo da gravidade lunar como a Grail. A missão teve um custo de US$ 496 milhões e vai ser acompanhada por estudantes. Cada nave tem quatro câmeras e estudantes secundaristas poderão pedir fotografias da Lua durante a fase científica de operação do projeto, que vai vê março a maio. As informações são da Associated Press.

Mais conteúdo sobre:
EUANasaGrailLua

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.