Nasa pode patrocinar projetos espaciais privados

Pela primeira vez, a Casa Branca decidiu iniciar o patrocínio para que empresas privadas levem astronautas da Nasa para o espaço, mas a proposta enfrenta obstáculos políticos e de orçamento, segundo funcionários próximos ao projeto. A proposta, que deve ser incluída no próximo orçamento do governo de Barack Obama, deve abrir um novo capítulo no programa espacial norte-americano. O objetivo é estabelecer uma iniciativa extensa e multibilionária que permita que empresas privadas compitam para construir e operar aeronaves espaciais capazes de levar astronautas norte-americanos para órbita ou mesmo para outros pontos do sistema solar.

AE, Agencia Estado

24 de janeiro de 2010 | 20h23

O Congresso deve contestar a segurança do conceito e pode se negar a trocar os dólares dos programas existentes pela nova iniciativa. O orçamento da Casa Branca para a Nasa também prevê apoio crescente para monitoração climática e projetos ambientais, além de cooperação internacional para programa tripulados e não tripulados.

Assessores de imprensa da Nasa e da Casa Branca se recusaram a comentar o assunto. Funcionários do governo e da indústria falaram sobre o direcionamento do novo orçamento da Nasa, mas não quiseram ser identificados. As informações são da Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:
NasaempresasBarack Obama

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.