Naufrágio deixa 7 mortos e 27 desaparecidos na Indonésia

Capitão do barco, que transportava 35 passageiros, teria desobedecido a ordem para não zarpar

PUBLICIDADE

Por Efe
Atualização:

As autoridades da Indonésia elevaram para 7 o número de corpos recuperados de uma embarcação que naufragou na semana passada nas Ilhas Molucas, ao sudeste do país. O anúncio, feito nesta segunda-feira, 1º, também deu conta de outras 27 pessoas que continuam desaparecidas.

 

PUBLICIDADE

As equipes de emergência, que conseguiram resgatar apenas um sobrevivente, prosseguem com as tarefas de busca, apesar dos fortes ventos e das ondas de até cinco metros de altura que estão castigando a região.

 

"Pelo menos 27 permanecem desaparecidos e estamos realizando uma intensa busca com um avião da Marinha e navios pesqueiros", assegurou o chefe da autoridade portuária da cidade de Dobo, Billy Picarima.

 

O naufrágio, que aconteceu na quarta-feira passada, mas não foi comunicado à imprensa, aconteceu na província de Nusa Tenggara Oriental, onde virou aparentemente por causa das fortes ondas quando se aproximava da ilha de Aru.

 

A embarcação transportava 35 pessoas, a maioria empregados de uma companhia pesqueira chinesa, e seu capitão tinha a proibição expressa de navegar devido ao mau tempo, mas zarpou de um píer abandonado sem informar à autoridade portuária, segundo a Polícia.

 

Fatos como estes são frequentes no maior arquipélago do mundo, com mais 17.500 ilhas e onde cada ano centenas de pessoas morrem em naufrágios em alto-mar por causa do clima tropical, da infraestrutura precária, da falta de medidas de segurança e da sobrecarga de passageiros e mercadorias.

 

(Atualizado às 08h16)

Publicidade

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.