Southern Stone County Fire Protection District / AFP
Southern Stone County Fire Protection District / AFP

Ao menos 13 pessoas morrem após embarcação naufragar em lago nos EUA

Dentre os sete feridos, três são crianças e dois estão internados em estado grave; tempestade forte teria causado o acidente

O Estado de S.Paulo

20 Julho 2018 | 03h29
Atualizado 20 Julho 2018 | 10h35

WASHINGTON - Uma embarcação de turismo virou e afundou na quinta-feira, 19, durante uma tempestade em um lago do Estado americano do Missouri. Ao menos 13 pessoas morreram, incluindo crianças, informaram as autoridades locais. 

O acidente deixou sete passageiros feridos, sendo três crianças, e quatro ainda estão desaparecidos no lago Table Rock, disse em entrevista coletiva Doug Rader, xerife do condado de Stone. Os dois adultos feridos estão em estado crítico, de acordo com um hospital da região. Autoridades locais disseram que 14 pessoas sobreviveram.

As operações de resgate, interrompidas durante a noite, foram retomadas na manhã desta sexta-feira, 20, com o auxílio de mergulhadores. Dois corpos já foram recuperados.

Segundo Rader, ao menos 31 pessoas estavam no veículo anfíbio (que tem rodas para circular também pela terra). Um vento forte teria feito a embarcação virar. 

A tempestade “chegou muito rápido”, disse Rick Kettels, proprietário do Lakeside Resort, um complexo hoteleiro na costa do lago. “Vivi aqui a maior parte da minha vida e nunca tinha visto uma tempestade tão terrível”, afirmou ele, acrescentando que o serviço meteorológico não avisou sobre a chegada da chuva forte.

O escritório local do Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA afirmou que emitiu alertas sobre a ventania, mas que não tinha como garantir que a condição climática seria suficiente para virar a embarcação.

O presidente dos EUA, Donald Trump, enviou condolências às famílias das vítimas. "Profundos sentimentos às famílias e amigos dos envolvidos no terrível acidente com a embarcação que aconteceu em Missouri", escreveu ele em sua conta no Twitter.

O lago artificial Table Rock é muito popular entre os turistas e está localizado no sul do Missouri, na fronteira com o Arkansas. Nos últimos dias, a região tem registrado ventos de até 119 km/h, que provocaram a queda de árvores e de linhas de transmissão de energia, informou Steve Lindenberg, meteorologista de Springfield. / AFP

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.