Navio Graf Spee será resgatado do fundo do Prata

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Por Agencia Estado
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Há 65 anos no Rio da Prata, uma massa de aço de 186 metros, pesando quase 16 mil toneladas, afundou depois de duas fortes explosões. No lamacento fundo do rio que separa o Uruguai da Argentina, está o poderoso encouraçado da Kriegsmarine - a Marinha de Guerra alemã - o Almirante Graf Spee. Mas um grupo de empresários uruguaios e argentinos, com financiamento alemão, começará no dia 29 o resgate do navio. A ambiciosa idéia é retirar do fundo do rio o navio inteiro, que está a oito metros de profundidade, partido em duas partes. Segundo o diretor da operação, o uruguaio Héctor Bado, o resgate completo poderia levar de três a quatro anos. Após uma batalha naval, o Graf Spee foi afundado por Hans Langsdorff, o próprio capitão. O motivo: evitar que a tecnologia naval alemã - na época, uma das mais avançadas do mundo - caísse nas mãos da inimiga Marinha britânica, que estaria esperando na foz do Rio da Prata. "Este é o último encouraçado alemão que tecnicamente pode ser resgatado. Queremos trazê-lo à tona, restaurá-lo e exibi-lo em Montevidéu", disse Bado. Para removê-lo do fundo do rio, será necessário retirar cerca de 8 mil toneladas de lodo de dentro do navio. Alfredo Etchegaray, proprietário dos direitos sobre o navio afundado, disse que o cineasta americano James Cameron, diretor de Titanic, poderia ir à capital uruguaia para filmar o resgate. O empreendimento é privado, mas conta com apoio do governo do Uruguai, que já declarou o projeto como de "interesse turístico". O Graf Spee era um dos orgulhos da frota do 3.º Reich. No dia 3 de setembro de 1939, dois dias após o início da 2.ª Guerra, começou sua tarefa: afundar todos os navios mercantes possíveis no Atlântico Sul, como forma de estrangular a economia e o abastecimento dos aliados. Em cem dias de atividade frenética, comandado pelo astuto capitão Langsdorff (foto), o Graf Spee colocou a pique nove navios (sem causar a morte de nenhum de seus tripulantes) e distraiu a atenção de dezenas de navios de guerra ingleses e franceses do principal cenário de guerra, o Atlântico Norte, que tentavam desesperadamente capturá-lo. Mas quando navegava perto da costa uruguaia, entrou em combate com três navios britânicos. Langsdorff conseguiu atingi-los duramente, mas foi forçado a retirar-se para reparos para o porto neutro (embora pouco amigável com o Reich) de Montevidéu. Nos dias seguintes, em diversas ocasiões ziguezagueou pelo Rio da Prata para esquivar-se dos britânicos. Finalmente, após acreditar em falsos rumores de que mais navios britânicos se aproximavam do Rio da Prata ordenou que os marinheiros abandonassem o navio e o afundou. Em Buenos Aires, Langsdorff deitou-se na cama e, enrolado na bandeira alemã, suicidou-se com um tiro.

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