Navio sul-coreano está naufragando após colisão com barco

Um navio da Marinha sul-coreana está naufragando no litoral sudoeste do país após colidir com um barco de pesca, disse uma autoridade do Ministério de Defesa na quinta-feira (horário local). Dois dos 30 tripulantes estão desaparecidos.

REUTERS

10 de novembro de 2010 | 16h51

A embarcação de 150 toneladas colidiu com um barco de pesca de 270 toneladas a quase 10 quilômetros noroeste da ilha de Jeju às 22h50 horário local (11h50 de Brasília) na quarta-feira, disse a autoridade, que pediu anonimato.

Ele disse que 28 dos 30 marinheiros a bordo foram resgatados, mas não deu informações sobre o estado do barco de pesca.

O acidente ocorreu na véspera da cúpula do G20 com líderes internacionais, que se reunirão em Seul para uma reunião de dois dias.

O local do incidente é distante da área onde uma corveta da Marinha sul-coreana de 1.200 toneladas naufragou perto da disputada fronteira com os norte-coreanos na costa oeste em março, matando 46 dos 104 tripulantes.

Segundo um relatório de investigação de especialistas de quatro países ocidentais, a embarcação foi atingida por torpedos da Coreia do Norte.

A Coreia do Sul responsabilizou o Norte pelo naufrágio da embarcação, mas Pyongyang nega envolvimento no incidente, que piorou ainda mais as relações entre os dois países.

(Reportagem de Yoo Choonsik)

Tudo o que sabemos sobre:
COREIASNAVIONAUFRAGA*

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.