Negociações da ONU sobre clima começam em Varsóvia

Milhares de representantes de diferentes países e organizações de defesa do meio ambiente iniciaram as negociações da Organização das Nações Unidas sobre o clima. O evento deve durar duas semanas e tem como objetivo criar uma estrutura para um novo acordo de combate ao aquecimento global.

AE, Agência Estado

11 de novembro de 2013 | 11h53

A chefe da ONU para assuntos relacionados ao clima, Christiana Figueres, disse durante a sessão de abertura nesta segunda-feira que "é hora de ir além" e garantir um segurança climática maior para as próximas gerações.

Ela afirmou que o tufão Haiyan, que matou centenas de pessoas nas Filipinas, é um dos exemplos de uma realidade que precisa ser encarada. Cientistas dizem que não se pode ligar conclusivamente uma única tempestade ao aquecimento global. Além disso, a relação entre o aquecimento e a atividade de furacões não é clara. No entanto, o aumento dos níveis do mar devem aumentar a vulnerabilidade de nações localizadas em áreas mais baixas a tempestades.

Os resultados das negociações em Varsóvia podem ser um indicador das chances do mundo de chegar a um acordo em 2015. Fonte: Associated Press.

Tudo o que sabemos sobre:
mundoclimaonu

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.