Nevascas provocam caos nos transportes na região central dos EUA

Pelo menos 18 pessoas morreram; Estados de Nebraska e Kansas estão entre os mais atingidos.

BBC Brasil, BBC

25 de dezembro de 2009 | 09h27

Uma enorme tempestade de neve está atingindo a região central dos Estados Unidos, levando caos para o transporte aéreo e rodoviário desde o Estado do Texas, no sul do país, a Minnesota, no norte.

Estradas cobertas de gelo podem ter sido a causa da morte de pelo menos 18 pessoas, especialmente em Nebraska e no Kansas. Cerca de cem voos que partiam de Minneapolis foram cancelados.

O serviço de meteorologia dos Estados Unidos disse que a tempestade atingia dois terços do país.

Em algumas áreas está previsto para esta sexta-feira o acúmulo de uma camada de até 60 centímetros de neve no solo.

Scott Blair, do National Weather Service em Topeka, no Kansas, disse que o vento está se tornando um problema grave na parte central do Estado, pois já atinge velocidades de até 64 km por hora.

"A grande preocupação é queda de neve com vento, que causa uma redução da visibilidade", acrescentou.

Alertas de nevascas foram emitidos para os Estados de Iowa, Kansas, Minnesota, Missouri, Nebraska, Dakota do Norte, Oklahoma, Dakota do Sul, Texas e Wisconsin, e os motoristas foram aconselhados a levar um kit com equipamento para emergência antes de seguir viagem.

As autoridades recomendaram que as pessoas evitem viagens que não sejam essenciais. Na estrada Interstate 40, em Midwest City, Oklahoma, ocorreu um engavetamento envolvendo mais de 20 veículos.

Várias igrejas cancelaram as missas natalinas.

O reverendo Joseph Mirowski, da Igrena Ortodoxa Grega da Transfiguração, em Mason City, Iowa, cancelou a missa da véspera de Natal em um momento em que é aguardada uma nevasca que acumule até 30 centímetros de neve no chão.

"Eu acho que Deus não quer que ninguém morra ou frature a bacia ou um joelho", disse.

O governador do Texas, Rick Perry, convocou integrantes das forças de segurança para ajudar os motoristas atolados na neve e o governador da Dakota do Norte, John Hoeven, colocou de prontidão tropas estaduais e a Guarda Nacional.

A costa leste dos Estados Unidos ainda está se recuperando da nevasca de intensidade recorde do fim-de-semana passado que paralisou boa parte do movimento na capital americana, Washington.BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.