Nevascas recordes isolam comunidades e estragam pastos na Bolívia

País pede ajuda externa para conseguir enviar ajuda e resgatar pessoas afetadas pelas tempestades.

BBC Brasil, BBC

11 de julho de 2011 | 23h45

Milhares de pessoas foram afetadas pelas mais fortes tempestades de neve registradas nos últimos 20 anos na Bolívia.

As tormentas forçaram o governo a pedir ajuda externa para conseguir resgatar pessoas, levar ajuda a comunidades isoladas e remover neve de locais afetados, informou a BBC Mundo.

A neve pegou de surpresa agricultores e turistas nas áreas altas- e geralmente áridas - do departamento (Estado) de Potosí, no sudoeste do país.

Muitos agricultores perderam seus cultivos, e rebanhos de cerca de 50 mil lhamas ficaram sem pasto, depois de este ser coberto por uma grossa camada de neve.

Muitas estradas no país foram fechadas, dificultando deslocamentos e o resgate de pessoas atingidas.

Dificuldades

Com apenas dois helicópteros, a Defesa Civil boliviana disse que, sem a ajuda de outros países, terá dificuldade em chegar às comunidades isoladas pela neve e afetadas por baixas temperaturas.

O vice-presidente Álvaro García Linera informou que as aeronaves bolivianas são pequenas e incapazes de voar sobre as áreas mais altas.

O correspondente da BBC em La Paz, Mattia Cabitza, afirma que as autoridades não têm dado conta de limpar a neve em áreas amplas e isoladas do país.

Acredita-se que as nevascas prosseguirão nos próximos dias.BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.