PUBLICIDADE

Nigéria diz ter resgatado 200 meninas sequestradas pelo Boko Haram

Não há confirmação se entre elas estaria alguma das estudantes capturadas há um ano em Chibok

Atualização:

ABUJA - O Exército da Nigéria resgatou 200 meninas e 93 mulheres durante uma operação militar para retomar a Floresta Sambisa do grupo militante islâmico Boko Haram, disseram os militares no Twitter nesta terça-feira, 28. "Tropas resgataram 200 meninas e 93 mulheres da Floresta Sambisa. Nós não podemos confirmar se as meninas sequestradas em Chibok estão neste grupo", afirmou o Exército, acrescentando que tropas nigerianas tiveram de destruir três campos na região controlados pelos militantes. 

Em sua conta no Twitter, Forças Armadas da Nigéria anuncia resgate de meninas na Floresta Sambisa Foto: (AP Photo)

PUBLICIDADE

O Boko Haram sequestrou mais de 200 alunas perto da aldeia de Chibok, norte do país, há um ano, causando um clamor internacional.

Diplomatas e autoridades do serviço de inteligência dizem acreditar que pelo menos algumas das meninas estavam sendo mantidas na floresta, a cerca de 100 quilômetros de Chibok, embora drones de reconhecimento americanos não tenham conseguido encontrá-las.

Forças nigerianas apoiadas por aviões de guerra invadiram a ex-reserva colonial no fim da semana passada, como parte de um esforço para reconquistar o território em poder dos militantes radicais islâmicos.

O grupo, famoso pela violência contra civis, controlava uma área quase do tamanho da Bélgica no início do ano, mas tem sido combatido por tropas nigerianas, apoiadas por Chade, Níger e Camarões.

/ REUTERS

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.