'Ninguém sabe o que acontecerá se não avançarmos em direção à paz', diz Abbas

Precisente da Autoridade Nacional Palestina se mostrou preocupado com a paralisação das negociações

PUBLICIDADE

Atualização:

RAMALA - O presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, afirmou que tem certeza de que "os povos israelense e palestino estão prontos para a paz", mas advertiu que "ninguém pode antecipar qual será o resultado" de uma paralisia prolongada nas negociações.

 

PUBLICIDADE

Em entrevista publicada nesta terça-feira, 4, pelo jornal "Al-Ayam", editado na cidade de Ramala, na Cisjordania, Abbas admite que a interrupção do diálogo direto com Israel "não é boa".

 

"Não queremos que as pessoas entrem em uma fase de frustração", acrescentou o presidente da ANP, antes de reiterar que os palestinos só retomarão o diálogo quando Israel detiver totalmente a ampliação das colônias judaicas nos territórios ocupados de Jerusalém Oriental e Cisjordânia.

 

Abbas ressaltou ainda que a liderança palestina se concentra em quatro canais de ação: preparar para setembro as instituições do futuro Estado palestino, pedir o reconhecimento internacional do Estado (como fizeram vários países latino-americanos), tentar retomar o processo de paz e promover a reconciliação com o movimento islâmico Hamas, que controla Gaza.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.