No Japão, resfriamento do reator 3 deve começar amanhã

A Tokyo Electric Power (Tepco), operadora do complexo de reatores em Fukushima, informou que pretende religar amanhã o sistema de resfriamento do reator número 3. Até que o sistema volte a funcionar, a Tepco vai continuar com as operações de bombeamento de água do mar para o reator e para a piscina de estocagem de combustível utilizado.

PRISCILA ARONE, Agência Estado

24 de março de 2011 | 12h23

O fornecimento de energia foi restaurado na sala de controle do reator 1 na manhã de hoje (horário local), o segundo a voltar a funcionar após o restabelecimento dos trabalhos no centro de controle do reator 3.

Os esforços para fazer o sistema de resfriamento voltar a funcionar nos seis reatores do complexo têm enfrentado contratempos. Ontem, o reator 5 sofreu problemas no sistema de bombeamento. A Tepco substituiu a bomba, e as operações de resfriamento foram retomadas na tarde de hoje (horário local).

No reator 2, onde o trabalho foi limitado por períodos de alta radiação dentro do prédio do reator, trabalhadores continuaram seus esforços para restaurar o fornecimento de energia elétrica e controlar os sistemas.

Na manhã de hoje, havia fumaça saindo dos reatores 1 e 4, aparentemente do vapor liberado pelos tanques de armazenagem. Isso é visto como um sinal de que a operação de resfriamento tem resultados limitados, e os sistemas de resfriamento precisam ser restaurados para estabilizar a situação nos reatores. As informações são da Dow Jones.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.