Informação para você ler, ouvir, assistir, dialogar e compartilhar!
Estadão Digital
Apenas R$99,90/ano
APENAS R$99,90/ANO APROVEITE

Nova usina nuclear 'não é segredo', diz Ahmadinejad

O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, disse que o fato de seu país ter uma segunda instalação nuclear não divulgada "não é segredo" e espera que a revelação da existência dessa nova usina não apresente problemas. Em entrevista à revista Time, Ahmadinejad criticou o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que, no momento da entrevista, estava para condenar publicamente o Irã por ter uma instalação secreta.

AE, Agencia Estado

25 de setembro de 2009 | 14h33

Ahmadinejad afirmou que o Irã não está obrigado a informar o presidente norte-americano sobre cada uma de suas instalações e disse para Obama não pressionar o Irã no que diz respeito ao assunto. Perguntado se permitiria que a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) inspecionasse o local, Ahmadinejad respondeu que seu país trabalha com a agência.

O chefe de assuntos nucleares do Irã, Ali Akbar Salehi, disse que a construção de novas instalações de enriquecimento de urânio é uma "garantia" de que os trabalhos nucleares da república islâmica não serão interrompidos.

"Considerando as ameaças (às instalações nucleares existentes), nossa organização decidiu fazer o que é necessário para preservar e continuar nossas atividades nucleares", disse ele à televisão estatal. "Então, nós decidimos construir novas instalações que vão garantir a continuação de nossas atividades nucleares, que não serão interrompidas de forma alguma." As informações são da Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:
Irãprograma nuclearsegredo

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.