PUBLICIDADE

Nova Zelândia tenta traçar origem dos novos casos de covid-19 registrados no país

A primeira-ministra Jacinda Ardern disse que a situação "vai piorar antes de melhorar" e que mais casos devem ser registrados nos próximos dias

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Autoridades da Nova Zelândia tentam descobrir a origem do novo surto de coronavírus no país. Nesta quinta-feira, 13, mais 14 casos foram registrados. Na terça-feira, a Nova Zelândia confirmou novas infecções após mais de três meses sem registrar casos de transmissão comunitária. 

Os mais de 100 dias sem novos casos de coronavírus por transmissão comunitária na Nova Zelândia chegaram ao fim na terça-feira, quando quatro pessoas de uma mesma família testaram positivo para a covid-19 Foto: Marty Melville/AFP

PUBLICIDADE

A descoberta de quatro pessoas infectadas da mesma família, em Auckland, deixou o país em choque e gerou críticas sobre as medidas adotadas pelo governo para conter a disseminação do vírus. 

A Nova Zelândia anunciou nesta quinta-feira que foram registrados 13 casos de transmissão comunitária nas últimas 24 horas e 1 infectada que chegou de outro país e está em quarentena. No momento, a Nova Zelândia tem 36 casos ativos do novo coronavírus. 

"Nós podemos ver a seriedade da situação em que estamos", disse a primeira-ministra Jacinda Ardern em um pronunciamento na televisão. "Está sendo tratada com urgência, mas de uma maneira calma e metódica". 

Ardern impôs restrições de circulação em Auckland e medidas de distanciamento social em outras regiões do país nesta quarta-feira, atitudes que já havia tomado no início da pandemia e pelas quais foi elogiada em todo o mundo. 

A primeira-ministra destacou que a experiência com a covid-19 mostra que "as coisas vão piorar antes de melhorar" e que mais casos devem ser registrados nos próximos dias. 

"Mais uma vez somos lembrados do quão complicado é esse vírus e de como pode se espalhar facilmente", disse ela. "Agir cedo ainda é a melhor medida". 

Publicidade

Dúvidas sobre a origem dos novos casos levantaram questionamentos sobre a estratégia do governo. Autoridades afirmaram nesta quinta-feira que três colegas de trabalho de um dos membros da família infectada testaram positivo para o coronavírus. Eles trabalham em um local de armazenagem refrigerada de produtos. 

O diretor-geral de Saúde, Ashley Bloomfield, disse que autoridades sanitárias estão perto de encontrar o paciente zero do novo surto. 

"Estamos trabalhando a todo vapor para rastrear os contatos e traçar a origem dessa infecção", disse Bloomfield. Na quarta-feira, ele levantou a possibilidade de que o vírus teria chegado ao país via cargas importadas.  

Já nesta quinta-feira, ele disse que a hipótese era "pouco provável", mas não detalhou outras possíveis fontes./REUTERS

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.