Novo chefe da missão da ONU no Afeganistão chega ao país

Sueco Staffan de Mistura substitui norueguês Kai Eide e tem o desafio de organizar eleições parlamentares

PUBLICIDADE

Por Efe
Atualização:

O diplomata sueco Staffan de Mistura, novo chefe da missão da ONU no Afeganistão, chegou a Cabul nesta sábado, 13, e prometeu cumprir sua missão respeitando as tradições e soberania do país.

 

PUBLICIDADE

"Os afegãos sofreram muito e passaram por momentos muito difíceis. Eles merecem o apoio internacional e, principalmente, um futuro melhor. A ONU cumprirá seu papel neste objetivo", ressaltou De Mistura, que substitui o norueguês Kai Eide.

 

O novo enviado do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, para o Afeganistão, quinto chefe da missão desde sua criação, em 2002, já ocupou o mesmo cargo na representação das Nações Unidas no Iraque entre 2007 e 2009. De Mistura também tem experiência no Afeganistão como diretor de relações externas e fundos

VEJA TAMBÉM:
especial Especial: 30 anos de violência

do Escritório do Coordenador da ONU para o país entre 1989 e 1991, nos anos que seguiram a retirada soviética.

 

"Trabalhei no Afeganistão há 20 anos, em outro período de transição muito delicado. Aprendi e conheço as tradições e a cultura", destacou hoje De Mistura, segundo comunicado divulgado por seu escritório. Entre as tarefas do diplomata estão organizar as eleições parlamentares, previstas para setembro.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.