13 de abril de 2011 | 13h03
TRÍPOLI - Os aviões da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) fizeram novas bombardeios aéreos nesta quarta-feira, 13, contra as cidades de Jefra e Aziziya, ao sul de Trípoli, segundo um canal de televisão oficial da Líbia.
Veja também:
Linha do Tempo: 40 anos da ditadura na Líbia
Arquivo: Kadafi nas páginas do Estado
Infográfico: A revolta que abalou o Oriente Médio
Especial: Os quatro atos da crise na Líbia
Charge: O pensamento vivo de Kadafi
Em Jefra, os ataques foram concentrados na zona industrial e econômica de El Hira. O canal de televisão afirmou também que os aviões "aterrorizaram" crianças nas escolas e famílias em suas casas. Em Aziziya, os bombardeios teriam destruído parte de um hospital.
O canal de televisão Al Arabiya informou que foram ouvidas duas grandes explosões nas proximidades do aeroporto do Trípoli, mas não deu mais detalhes.
Durante a manhã desta quarta-feira, os aviões da Otan realizaram também vários ataques em Sirte, cidade natal de Kadafi, e em Misrata, a terceira maior cidade da Líbia.
O chefe das Relações Exteriores dos rebeldes da Líbia, Ali al-Essawi, pediu hoje que Otan intensifique os ataques aéreos contra tanques e bases de mísseis do regime de Muamar Kadafi. Essawi esteve um encontro internacional sobre a situação na Líbia realizado em Doha, no Catar.
"Os civis não estão suficientemente protegidos", argumentou Essawi em entrevista à France Presse. "Nós queremos mais ataques aéreos contra tanques e locais de lançamento de mísseis" de forças leais a Kadafi, completou.
A Otan comanda as operações militares na Líbia desde o fim do mês passado. De acordo com a aliança, 30% das forças de Kadafi já foram destruídas desde o início dos ataques, autorizados pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 19 de março.
Com Efe
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.