Número mundial de turistas chega a 1 bilhão nesta semana, diz ONU

O número anual de turistas cruzando fronteiras internacionais atingirá 1 bilhão nesta semana, disse nesta quarta-feira a Organização Mundial do Turismo, um órgão da Organização das Nações Unidas (ONU).

Reuters

12 de dezembro de 2012 | 21h22

O turismo terá crescimento de 3,5 por cento a 4 por cento em 2012, segundo a entidade, e o bilionésimo turista deve desembarcar em algum lugar do mundo na quinta-feira.

O número de turistas chineses cresceu 30 por cento neste ano, e o de russos aumentou 16 por cento. Esses contingentes representam grandes oportunidades para destinos tradicionais, como o Mediterrâneo, mas os países precisam facilitar o acesso de visitantes desses lugares, segundo a ONU.

"Não é mais aceitável gastar tanto dinheiro promovendo alguns destinos e aí gastar ainda mais dinheiro para dizer para as pessoas não virem", disse o secretário-geral da entidade, Taleb Rifai, em entrevista à Reuters.

Rifai disse que os países mediterrâneos deveriam atenuar as restrições de vistos para visitantes de nações como Brasil, Rússia, Índia e China, onde o crescimento superou o da Europa e as classes médias emergentes cada vez mais fazem viagens internacionais.

Ele também alertou contra aumentos de impostos adotados por países em dificuldades financeiras, o que pode afugentar visitantes.

A Espanha, por exemplo, elevou neste ano de 8 para 10 por cento a alíquota do imposto de valor agregado para o setor de lazer, que previu uma queda de 2 bilhões de euros no seu faturamento por causa disso.

A OMT, com sede em Madri, prevê que o número anual de viajantes internacionais chegará a 1,8 bilhão em 2020, quando uma em cada 10 pessoas estará empregada nos setores de viagem e turismo.

Mais conteúdo sobre:
ONUTURISTASBILHAO*

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.